Vamos falar hoje de mais um ingrediente da moda, o Sal Rosa, ou Sal do Himalaia.sal-rosa

Ele é realmente mais saudável? Existe vantagem em consumí-lo? Vale a pena pagar dez vezes mais pelo Sal Rosa? Será que não seria melhor investir em outros alimentos? Não será uma nova moda?

Como já falamos algumas vezes, aparentemente quando alguma celebridade, aquela revista ou algum programa na TV (obviamente não científico) relata vantagens sobre determinado produto, ele passa a ser O Milagre. O Sal do Himalaia não é uma exceção, então vamos lá!

Sal Rosa do Himalaia

O que é mais falado sobre o Sal Rosa? Se você fizer uma busca simples no Google encontrará que o primeiro argumento é que esse sal possui até 84 minerais, seguido de que o Sal Rosa ajuda a regular o sono (oi?) e a pressão arterial, não é refinado, é natural etc.

Exatamente como o Sal Rosa do Himalaia, os principais elementos que compõem o sal marinho não refinado, além de cloreto de sódio são: cálcio, potássio, magnésio, brometo, zinco e ferro. O resto dos elementos vêm em quantidades tão pequenas que são considerados elementos secundários, como em quantidades de 0,0001% ou menos em volume.

Então a primeira questão: Você deve considerar comer esse sal uma forma de incluir minerais e nutrientes em sua dieta? Qual a quantidade de sal que você precisaria consumir para isso se tornar relevante? Mais importante que a primeira questão: é relatado cientificamente que os outros minerais presentes no Sal Rosa são benéficos para a saúde? Desculpem, a resposta é um retumbante NÃO. Até o momento não há evidencias publicadas que mostram vantagens na sua saúde com essa substituição. Aliás, existe quem diga ao contrário, que diversos desses “84 elementos” podem ser tóxicos. Não me venham com “mas nutri, eu uso e notei diferenças!” Você trocou só o sal? O que mais pode estar influenciando? Se procurarmos artigos mostrando as vantagens o que encontraremos? Nada (ixi).

salRosa AlinedeAndradeTodos os tipos de sal são o mesmo produto, que é o cloreto de sódio, as quantidades de outros minerais (traços) são mínimas e variam de um para o outro. A finalidade também é a mesma, salgar. Minha dica: Quer usar um sal não refinado? Use o sal marinho na quantidade adequada, sem excesso. 🙂

Preço do Sal Marinho, 1 kg: R$ 4,49
Preço do Sal Rosa do Himalaia 1 kg: R$49,49

No preço o Sal Rosa é muito mais salgado. Podemos investir esse dinheiro em outros alimentos, né?

Enfim, o Sal Rosa do Himalaia pode ser mais bonito, o pessoal da TV pode gostar e a alegação que esse sal contém traços de 84 minerais pode até ser verdade.  Enquanto isso, melhor poupar o dinheiro e de quebra evitar possíveis minerais indesejáveis na dieta.

Mas se mesmo assim você deseja consumir, então meu conselho é que seja na finalização de pratos.