Quem é que não gosta de uma receitinha saudável e gostosa? O mingau de aveia é super versátil, sendo uma ótima opção no café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo na ceia como um alimento confort.

Receita de mingau de aveia fit

Ingredientes:

2 col sopa de aveia em flocos

1 xíc de chá (150ml) de leite semidesnatado (ou leite vegetal)

1 banana

1 col de chá de canela

Como fazer o mingau de aveia fit:

Em uma panela, aqueça o leite e coloque a aveia em flocos. Depois disso, mexa até engrossar. Em seguida, desligue o fogo e acrescente a canela. Corte algumas rodelas de banana e separe-as. Amasse o restante da banana e acrescente ao mingau. Sirva em um recipiente, polvilhe canela e enfeite com as rodelas de banana.

O valor calórico da receita: 310 Kcal, sendo 13 g de proteína, 56 g de carboidrato e 4,7 g de gordura. O mingau de aveia fit é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e fonte de fibras.. O mingau não é uma opção de tão baixo valor calórico para um lanche (para desjejum está ótimo), mas não devemos contar apenas calorias. Pensando além das calorias, o mingau é uma opção saudável, de baixo índice glicêmico e isso também é muito importante. Você pode deixar seu mingau de aveia fit mais proteico adicionando proteína em pó como Whey Protein (link para post sobre tipos de Whey) ou proteína vegetal em pó.

mingau de aveia

Benefícios do consumo de aveia:

A aveia é rica em fibras e possui boas quantidades de ferro, magnésio, potássio e zinco. Suas fibras solúveis, chamadas de beta-glucanas, promovem o retardamento do esvaziamento gástrico, prolongando assim a sensação de saciedade. Dessa forma, é uma boa alternativa para as pessoas que buscam perder peso.

A aveia contém glúten?

A aveia é um alimento naturalmente livre de glúten. Porém, se você possui a doença celíaca ou tem intolerância a essa proteína, é preciso tomar cuidado antes de consumir a aveia. Isso porque é muito comum a contaminação cruzada durante o processo de cultivo, armazenamento e transporte. Isso quer dizer que a aveia pode entrar em contato com outros alimentos que possuem glúten, como a cevada e o trigo. Então, se você possui a doença celíaca ou tem intolerância a essa proteína, consuma a aveia sem glúten.