Ao longo da última década, as opiniões sobre carboidratos tem variado amplamente. Algumas dietas promovem os carboidratos como saudáveis, enquanto outras os evitam ao máximo. Mas afinal, os carboidratos são bons ou ruins? A resposta é: ambos. Baseados em suas estruturas químicas e em que o nosso corpo faz com eles, podemos dividi-los em duas categorias: carboidratos complexos (também conhecidos como bons carboidratos) e carboidratos simples (também conhecidos como carboidratos ruins).

Os carboidratos complexos, como grãos integrais e legumes, contêm longas cadeias de moléculas de açúcar e levam mais tempo para serem quebrados e digeridos por nosso organismo. Os carboidratos simples são compostos por moléculas menores de açúcar que são digeridos rapidamente pelo nosso corpo.

Veja abaixo no infográfico que preparamos a diferença entre carboidratos complexos e carboidratos simples, os efeitos dos mesmos em nosso organismo, qual índice utilizamos para dividi-los entre bons carboidratos e carboidratos ruins, assim como exemplos de alimentos de cada categoria.

carboidratos-complexos-e-simples

Compartilhe essa imagem em seu site! Copie e cole o código abaixo: