Manteiga de Amendoim: Benefícios e Dicas

Home/Nutrição/Manteiga de Amendoim: Benefícios e Dicas

Manteiga de Amendoim: Benefícios e Dicas

pao com manteiga de amendoimHoje vamos falar de uma gordura boa, ou seja, uma daquele grupo que faz bem ao nosso organismo, participando na formação de hormônios, ajudando na redução do LDL (“colesterol ruim”), dando proteção mecânica aos órgãos, entre outros.

Um das fontes de gorduras boas são as oleaginosas, que de uma maneira mais geral, são ricas em  vitamina E, ácido fólico, arginina, potássio e fósforo. Exemplos de oleaginosas são as castanhas, nozes, amêndoas, avelãs. Meu post de hoje é sobre um alimento muito prático e gostoso de utilizar nos lanches, feito com uma dessas oleaginosas, o amendoim.

 

A Manteiga de Amendoim

Rica em proteína vegetal e gordura monoinsaturada, a manteiga de amendoim apresenta uma quantidade elevada de vitamina E, e é uma fonte natural de potássio e magnésio.  A manteiga de amendoim é fonte de calorias e também é rica em fibras e proteínas, promove saciedade e nos mantém longe das tentações durante o dia.

Resumo nutricional (macronutrientes) em uma colher de sopa (16g):
Calorias: 94                    Gorduras: 8g
Carboidratos: 3,2g         Proteínas: 4,2g

Assim como qualquer alimento o segredo está no equilíbrio, por isso não se deve exagerar no consumo. Vamos reforçar também aquele ponto: precisamos parar de contar calorias e considerar o VALOR nutricional presente nos alimentos.

A manteiga de amendoim é ótima para ser consumida com pão ou frutas no cafe da manhã, ou no lanche pré treino para fornecer a energia necessária para o melhor rendimento no exercício.

Como escolher:

Leia o rótulo!! Sempre leia os ingredientes: A manteiga de amendoim deve ter apenas dois ingredientes: amendoim e sal. Pode ter também incluído mel ou açúcar. Se possuir óleo hidrogenado, não compre! Em um próximo post escreverei uma receita para preparar essas manteigas, é muito simples!

Existem outros tipos de manteigas feitas de oleaginosas, como a de amêndoa, castanha e avelã. Todas, assim como a de amendoim, são muito saborosas e práticas de consumir.

Ideias de lanches com manteiga de amendoim:

 

manteiga-amendoim-maca   manteiga-amendoim-com-batida   manteiga-amendoim-banana    manteiga-amendoim-lanches

 

Nutricionista Aline de Andrade

By | 2017-06-04T13:29:30+00:00 abril 25th, 2015|Nutrição|4 Comments

About the Author:

A Nutricionista Aline de Andrade, é graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, mestranda em Ciências da Saúde na UFCSPA e nutricionista do Ambulatório de Nutrição Esportiva UFCSPA.

4 Comments

  1. Claudio 22/07/2015 at 17:54 - Reply

    Aline,

    Comparando a margarina a utilização da manteiga de amendoim, qual é mais saudável?

    • Fernanda 09/12/2015 at 23:10 - Reply

      Seguramente a manteiga de amendoim. Margarina NÃO é, de forma alguma, um alimento saudável.

  2. María Kátia 20/04/2018 at 16:42 - Reply

    Me ajude Dra preciso engordar e o meu sonho

  3. everson 23/01/2019 at 10:33 - Reply

    Boa matéria, parabéns.. gostei das sugestões de consumo de manteiga de amendoim..

Leave A Comment

Shares