Cerveja e o Ganho de Peso

Home/Nutrição/Cerveja e o Ganho de Peso

Cerveja e o Ganho de Peso

Hoje vamos falar um pouco da cerveja e o ganho de peso.

A base da cerveja é lúpulo e malte, e a media de calorias encontrada em uma lata comum (350 ml) de cerveja é de 147 kcal.  A mídia vem publicando algumas matérias que associam o consumo moderado de cerveja como um fator de proteção para as doenças cardiovasculares. Os benefícios são justificados pelo aumento das frações de HDL, colesterol bom, o que ainda precisa ser comprovado por mais estudos. Por outro lado, a cerveja tem a capacidade de elevar as frações de triglicerídeos séricos, o que não é nada benéfico para o sistema cardiovascular.

cerveja e o ganho de peso

Cerveja e as suas calorias: 1g de proteína ou de carboidratos possui 4 kcal, o álcool tem 7 kcal a cada grama. Quando você consome um alimento ele vai conter gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Quando você consume álcool é só álcool, sem nenhum nutriente, e consumindo frequentemente pode até fazer você diminuir a absorção de nutrientes. Além das calorias do álcool, há também a dos carboidratos, ou seja, muitas calorias e muito pouco benefício nutricional.

Junto com a cervejinha do final de semana vem o aperitivo: hmm um problema. Se você tem o hábito de tomar uma cerveja uma vez por semana, não é isso que vai fazer você ganhar peso. O problema é quando não é só uma cerveja e ainda mais acompanhada de aperitivos. Os aperitivos geralmente são fritos: batata frita, aipim frito etc. Esses aperitivos são fritos no óleo, e a gordura é um nutriente que tem valor calórico elevado. Além disso, você acaba comendo sem ver, pois vai beliscando, beliscando e não consegue ver o quanto comeu.

E quando se exagera, ressaca: A ressaca provoca muita sede, cansaço e vontade de comer alimentos mais calóricos (doces, gordura). E isso pode atrapalhar o emagrecimento.

Se você gosta de tomar uma cervejinha no final de semana, isso não é o problema. Mas cuide com a frequência, quantidade e acompanhamentos, o que pode levar você para longe dos seus objetivos.

Nutricionista Aline de Andrade.

By | 2017-06-04T13:29:30+00:00 abril 14th, 2015|Nutrição|1 Comment

About the Author:

A Nutricionista Aline de Andrade, é graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, mestranda em Ciências da Saúde na UFCSPA e nutricionista do Ambulatório de Nutrição Esportiva UFCSPA.

One Comment

  1. Olinto Parcianello 04/06/2018 at 20:24 - Reply

    No

Leave A Comment

Shares