Carboidratos Complexos VS Carboidratos Simples

Home/Nutrição/Carboidratos Complexos VS Carboidratos Simples

Carboidratos Complexos VS Carboidratos Simples

Ao longo da última década, as opiniões sobre carboidratos tem variado amplamente. Algumas dietas promovem os carboidratos como saudáveis, enquanto outras os evitam ao máximo. Mas afinal, os carboidratos são bons ou ruins? A resposta é: ambos. Baseados em suas estruturas químicas e em que o nosso corpo faz com eles, podemos dividi-los em duas categorias: carboidratos complexos (também conhecidos como bons carboidratos) e carboidratos simples (também conhecidos como carboidratos ruins).

Os carboidratos complexos, como grãos integrais e legumes, contêm longas cadeias de moléculas de açúcar e levam mais tempo para serem quebrados e digeridos por nosso organismo. Os carboidratos simples são compostos por moléculas menores de açúcar que são digeridos rapidamente pelo nosso corpo.

Veja abaixo no infográfico que preparamos a diferença entre carboidratos complexos e carboidratos simples, os efeitos dos mesmos em nosso organismo, qual índice utilizamos para dividi-los entre bons carboidratos e carboidratos ruins, assim como exemplos de alimentos de cada categoria.

carboidratos-complexos-e-simples

Compartilhe essa imagem em seu site! Copie e cole o código abaixo:

By | 2017-06-04T13:29:29+00:00 novembro 22nd, 2015|Nutrição|6 Comments

About the Author:

A Nutricionista Aline de Andrade, é graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, mestranda em Ciências da Saúde na UFCSPA e nutricionista do Ambulatório de Nutrição Esportiva UFCSPA.

6 Comments

  1. Bruna Oliveira 12/12/2015 at 18:40 - Reply

    Super interessante, ficou fácil de entender. =)

  2. Carbo Bom x Carbo Ruim 05/07/2016 at 10:48 - Reply

    […] peguei esse infográfico da Nutri Aline de Andrade que explica direitinho pra que server um e […]

  3. Bianca 03/11/2017 at 22:25 - Reply

    Parabéns! Muito didática a sua explicação, parece que tem nutricionistas com medo de compartilhar conhecimento, mas vc é diferente. Continue assim!

  4. […] devemos contar apenas calorias. Pensando além das calorias, o mingau é uma opção saudável, de baixo índice glicêmico e isso também é muito […]

  5. Anônimo 07/05/2018 at 10:15 - Reply

    bem útil !

    • ELMIRO RIBEIRO JUNIOR 07/05/2018 at 10:18 - Reply

      Bem Útil, Parabéns !

Leave A Comment

Shares